Cláudia Villela

Nutricionista especialista em nutrição clínica com ênfase em obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Especialista em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia de Porto Alegre. Atualmente Nutricionista hospitalar/clínica e Bailarina do Ballet Vera Bublitz.

A dança é uma modalidade artística que engloba energia, flexibilidade, força e resistência muscular, além da elegância, suavidade e inteligência de trabalho. Assim o bailarino(a), necessita ter cuidados com a sua saúde e alimentação, visando ter um bom desempenho nas aulas, ensaios, concursos e apresentações.

A manutenção do físico do bailarino(a) de forma saudável, nem sempre é uma tarefa fácil. Por essa razão, o acompanhamento nutricional em praticantes da dança tem por objetivos: manter o equilíbrio nutricional, melhorar a saúde, garantir o crescimento adequado (quando crianças e adolescentes) e proporcionar ganho de massa magra para garantir o fortalecimento muscular. Geralmente, a dieta dos bailarinos(as) é caracterizada por ser baixa em calorias, ferro, cálcio e gorduras essenciais, comprometendo o ganho de massa óssea e o desenvolvimento em geral.